Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do Curso de Direito?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

01)  O artigo deve ser enviado pelo sistema eletrônico SEER(www.periodicos.unimontes.br/direito).

 

02) O conteúdo expresso e publicado é de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es), isentando a  revista Cerrados de quaisquer responsabilidades.

 

03)  Artigo deve ser inédito, não ter sido submetido e/ou publicado em um outro periódico;

 

04) O autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo em cada número da revista;

 

05) Os artigos podem ser escritos e enviados para avaliação exclusivamente em Português para as contribuições de autores brasileiros, permitindo-se aos autores estrangeiros trabalhos em Inglês, Francês ou Espanhol.

 

06) Serão aceitos trabalhos em forma de artigos,traduções técnicas, resenhas e entrevistas;

 

07) A extensão do texto poderá variar de 15 a 30 páginas para artigos e traduções (as traduçõesdevem vir acompanhadas de autorização do autor e o original do texto) e de até 8 (oito) páginas para resenhas e entrevistas.

 

08) Os textos devem ser apresentados em letra tamanho 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5, folha A4, margens 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm(direita e esquerda);

 

09) O(s) autor(es) deverá(ão) encaminhar os trabalhos completos,definitivamente revisados por profissionais da língua portuguesa (revisão ortográfica atualizada) e de outros idiomas quando for o caso.

 

10) Estrutura do texto:

 

10.1- Título do trabalho no idioma que o texto foi escrito, acompanhado de duas traduções para idioma estrangeiro, seguindo os resumos.

 

10.2- Nome(s) do(s) autor(es) por extenso – abaixo do nome(s) colocar a vinculação institucional e o contato eletrônico (e-mail).

 

10.3- Resumos – Para artigo escrito em Português, o resumo deverá ser  em Português, com até 200 palavras, acompanhado de um resumo em inglês ou Espanhol ou Francês. Sendo necessária a tradução dos resumos dos idiomas estrangeiros por profissionais especializados, uma vez que não deve ser utilizado o tradutor automático. Lembrando que o artigo escrito em língua estrangeira deverá ter o segundo resumo em Português.

 

10.4 – Palavras-chave: utilizar no mínimo três e no máximo cinco palavras, acompanhando os resumos;

 

10.5 – O texto deverá apresentar uma introdução (apresentação do tema, problema, objetivo e metodologia);

 

10.6 – Desenvolvimento da discussão – utilizar os títulos/subtítulos, sem numeração, para desenvolver uma sequencia da redação científica, visando uma coerência e coesão da discussão;

 

10.7 – Conclusões ou considerações finais – apresentar de forma sintetizada os resultados das discussões desenvolvidas no texto;

 

10.8 – Agradecimento às instituições de fomento, caso tenha;

 

10.9 – Referências;

 

11 - As resenhas e notas dispensam o resumo e as palavras-chave. E as entrevistas devem seguir a forma de pergunta (entrevistador) e resposta (entrevistado).

 

12)Formatação do texto, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nova edição da NBR 14.724 publicada em abril de 2011; segunda edição da NBR 15.287 publicada em abril de 2011 e terceira edição da NBR 10.719 válida a partir de julho de 2011.

 

12.1 - Sugestões de manuais de normalizações:

 

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 263 p.

 

FUCHS, Angela Maria Silva; FRANÇA, Maira Nani; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013. 286 p.

 

13) Citações:

 

13.1 – Citação indireta – é obrigatório colocar o nome (científico) do autor e o ano de publicação. Observação: quando o nome do autor vier antes da citação, colocar somente a letra inicial do nome em maísculo e o ano da publicação deverá estar entre parenteses; ex: Segundo Leite (2015). E quando o nome do autor vier após a citação, o mesmo deverá estar todo em maiúsculo entre parenteses juntamente com o ano da publicação, exemplo: (LEITE, 2015).

 

13.2 – Citação direta curta e longa:

 

13.2.1 – Citação direta curta: aquela citação de até três linhas, que deve estar no corpo do texto e entre aspas duplas, também apresentar o nome do autor, o ano da publicação e o número da página de onde foi retirada a citação.

Observação: quando o nome do autor vier antes da citação, colocar somente a letra inicial do nome em maísculo e o ano da publicação e a página deverá estar entre parenteses; ex: Segundo Leite (2015, p. 1), “Geoprocessamento é ......”. E quando o nome do autor vier após a citação, o nome do autor deverá estar todo em maísculo em entre parenteses juntamente com o ano da publicação e o número da página, exemplo: “Geoprocesamento é ......” (LEITE, 2015, p. 1).

 

13.2.2 – Citação direta longa: aquela citação superior a três linhas, deve ser destacada no texto, com recuso de quatro centimetros para esquerda, com espaçamento simples e com letras de tamanho 10 (dez). Para colocar o nome do autor, ano da publicação e número de página, vejam os exemplos do item 13.2.1.

 

14 – Ilustrações (mapas, fotografias, esquemas, tabelas, gráficos, dentre outros)

 

14.1 – Títulos (obrigatórios) deverão ser numerados consecutivamente e colocados na parte superior da ilustração;

 

14.2 – Fontes (obrigatórias) devem ser colocadas na inferior da ilustração em letras de tamanho 10;

 

14.3 – No caso de tabelas, quadros e gráficos, na parte interna, os textos e números devem ser digitados no tamanho 10;

 

14. 4 – As imagens devem ser salvas em JPG, com 300 dpis, visando imagens com boa qualidade;

 

15- Notas de rodapé– devem ser usadas somente quando indispensáveis para compreensão do texto, colocadas ao pé da página, indicadas por numeração ascendente, digitadas em tamanho 10.

 

15 - Referências – elencar somente as citadas no corpo do texto, dispostas em ordem alfabética crescente de A para Z, de acordo com as normasda ABNT.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista do Curso de Direito - Unimontes se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista do Curso de Direito, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa da direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.