ANÁLISE DO ISEIB VIRTUAL COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, COM BASE NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA

Alcino Franco de Moura Júnior, Jairo Novais de Matos Júnior

Resumo

O presente trabalho se trata de um estudo realizado em relação ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Iseib Virtual, com o objetivo de verificar se esse ambiente atende efetivamente à abordagem construcionista de um AVA. Para isso, foram levantados através de pesquisa bibliográfica os principais requisitos construcionistas de um ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, verificou-se as opiniões dos usuários (alunos, professores e tutores) do Iseib Virtual em relação ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente e aos recursos do mesmo. Obteve-se ainda, por meio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Faculdades ISEIB, informações relacionadas ao AVA em estudo e ao desenvolvimento da educação a distância no âmbito da ISEIB. Por fim, analisou-se qualitativamente os requisitos construcionistas obtidos, de acordo com Rezende (2004), identificando a presença ou não de cada uma das características construcionistas no Iseib Virtual e confrontando as opiniões e informações obtidas com os requisitos levantados. Realizou-se ainda pesquisas bibliográficas para desenvolvimento de temas sobre a história da informática na educação, as teorias instrucionista e construcionista, a educação a distância no Brasil, os ambientes virtuais de aprendizagem, os papéis do aluno, do professor e da instituição na educação a distância e dados referentes à ISEIB. Através dessa pesquisa, foi possível concluir que o Iseib Virtual, sob a plataforma Moodle, atende aos principais requisitos construcionistas de ambientes virtuais de aprendizagem. No entanto, é necessário o treinamento e capacitação dos professores e tutores que utilizam esse ambiente nessas funções para que se tornem efetivos na sua utilização.

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