ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE

NEUCY TEIXEIRA TEIXEIRA QUEIROZ

Resumo

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, analisando essa fase de formação com enfoque na importância do estágio curricular supervisionado para a transposição didática. Foi utilizada, como metodologia, a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem qualitativa. Para atingir os objetivos propostos, prevaleceu a pesquisa do tipo exploratória a fim de proporcionar maior contato com o tema. Os resultados mostraram que o estágio curricular supervisionado é uma etapa da formação profissional extremamente importante, uma vez que o acadêmico se familiariza de forma direta no ambiente escolar, possibilitando uma melhoria da transposição didática, uma vez que permite que o acadêmico tenha autonomia e construa estratégias pedagógicas que lhe permitirão transpor seu conhecimento da melhor forma. A presença do professor orientador do estágio é essencial, pois é um ponto de apoio para o estudante, contribuindo positivamente para os processos de ensino-aprendizagem.

 Palavras–chave: estágio curricular. licenciatura. transposição didática.

 

Palavras-chave

estágio curricular; licenciatura; formação docente

Referências

REFERÊNCIAS

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