Relevância do estágio curricular supervisionado na formação de professores

Valéria Daiane Soares Rodrigues

Resumo

RESUMO: O estágio curricular supervisionado, nos cursos de licenciatura, configura-se como um componente curricular determinante na formação do professor, pois oportuniza uma relação dialógica entre universidade e escola de educação básica, possibilitando, em conseqüência, a relação teoria e prática.  Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. Entre os autores utilizados como referência, vale ressaltar a contribuição de Andrade (2009) que trata das possibilidades e desafios para operacionalização do estágio curricular supervisionado, Pimenta e Lima (2004) que abordam as perspectivas para realização do estágio, bem como BARREIRO; GEBRAN, (2006), que mencionam a formação da identidade docente.  A partir da contribuição dos autores, percebe-se que o estágio curricular supervisionado é imprescindível para a formação do educador e que, portanto, configura-se como um campo propício para desenvolvimento de seu potencial pedagógico e investigativo. 

Palavras-chave

Estágio Supervisionado. Formação de professores. Pesquisa no Estágio. Identidade docente.

Texto completo:

Visualizar PDF

Referências

ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues. Prática de ensino e estágio supervisionado: um estudo sobre as produções no período 2003-2008. Uberaba, 2009.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Disponível na internet: http://www.mec.gov.br

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: www.portal.mec.gov.br.

DUBAR, C. A Socialização: Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In: PICONEZ, Stela C. B. (Org.). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

Facebook

Visualizações do PDF:

79 views


Visualizações do Resumo:

176 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.