O CERRADO NUMA CONCEPÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA

Elizene Aparecida Soares, Dulce Pereira dos Santos, Rahyan de Carvalho Alves

Resumo

O livro didático é considerado um importante instrumento para o trabalho com os conteúdos escolares, pois norteia os temas e conteúdos disciplinares, influenciados, significativamente, pelos currículos oficiais. Esse trabalho teve como objetivo verificar qual a visão de Cerrado é apresentada nos livros didáticos de Geografia. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a revisão bibliográfica de artigos científicos sobre esse tema e em seguida a análise dos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental adotados em uma escola pública da cidade de Várzea da Palma, norte de Minas Gerais. As conclusões possibilitadas por esse estudo indicam que apesar do Cerrado ser um importante bioma com uma infinidade de possibilidades para o ensino e, também, para as comunidades que vivem nesse contexto, ele é pouco discutido nos livros didáticos e minguadamente são as páginas dedicadas a esse tema; além de apresentar carências de conceituação e discussões superficiais, tanto nos textos quanto nas ilustrações.

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