GEOGRAFIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTEXTUALIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS - MG

Ícaro Santos Rocha, Dulce Pereira dos Santos

Resumo

A inclusão do indivíduo com deficiência no ensino regular se contextualiza como uma abordagem recente, após um longo período de segregação dentro da sociedade. No que diz respeito às práticas destinadas ao processo de ensino-aprendizagem voltadas ao aluno com deficiência, percebe-se que o uso de recursos didáticos é um importante aliado no desenvolvimento desse discente. Esses recursos precisam ser apropriados para o uso adequado, adaptando-se para atender às limitações do estudante e contribuindo com um ensino de maior efetividade. Entretanto, apesar de reconhecer a importância do incentivo a uma Escola Inclusiva que acolha e propicie condições igualitárias de aprendizado, ainda existem barreiras que impossibilitam uma maior qualidade nesse processo de inclusão. Assim, a disciplina de Geografia acaba por ser incluída nessa realidade, necessitando de recursos que possibilitem um ensino mais dinâmico dos seus conteúdos, visando uma melhor qualidade na educação com o estudante com necessidades especiais. Diante do exposto, esse estudo tem como objetivo analisar o ensino de Geografia voltado ao aluno com necessidades especiais em uma escola da rede municipal de ensino, pertencente à cidade de Montes Claros-MG, além de entender como se concretiza o incentivo à inclusão na prática diária na escola. Utilizou-se como metodologia para desenvolver essa pesquisa levantamentos bibliográficos sobre o tema e entrevistas com os professores de Geografia e os professores de apoio que trabalham com os estudantes.

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