REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA DE AÇÃO

Liliane de Deus Barbosa, José Antônio Souza de Deus

Resumo

A Geografia, assim como outras matérias, tem encontrado dificuldades
para se adequar às mudanças da sociedade globalizada. Esse artigo
introduz uma discussão sobre a relevância e a necessidade da adequação
das aulas aos novos paradigmas do ensino e mais especificamente, às
transformações no âmbito da Geografia Escolar. Posteriormente,
apresenta a cultura como um conteúdo da Geografia e compartilha uma
experiência prática de ensino de Geografia relacionada à
problematização sobre duas categorias conceituais de análise centrais:
Região e Cultura, aplicada em uma escola estadual na cidade Sete
Lagoas, em Minas Gerais. O objetivo principal é discutir os fatores que
levam ao fracasso escolar na abordagem de tais conceitos no momento
histórico atual e apresentar um exemplo de proposta de sequência
didática aplicada e bem sucedida que poderia se contrapor a essa
realidade.

Texto completo:

PDF
Facebook

Visualizações do PDF:

14 views


Visualizações do Resumo:

43 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.