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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 - INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO

 

    Serão publicados trabalhos inéditos sob a forma de artigos, notas de pesquisa, entrevistas, ensaios bibliográficos, resenhas bibliográficas, resultados de pesquisa, concluídas ou em andamento, relacionados com as temáticas definidas para a revista, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências, NBR 10520 – Citações em documentos.

     Cada trabalho deverá ser submetido com: a) texto trabalho, conforme regras da ABNT, sem autoria no manuscrito; b) Resumo do trabalho, contendo título, autoria, introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais e palavras-chave (até cinco); e c)Termo de Autorização para Publicação do Trabalho, conforme modelo disponibilizado.

     Os trabalhos submetidos serão objeto se apreciação por 2 (dois) integrantes do Conselho Editorial ou, se necessário, convidados para tal, que decidirá pela aprovação ou não pela publicação. Caso haja empate entre os pareceres, o Conselho Editorial convidará um terceiro conselheiro para uma terceira avaliação.

     Após a análise dos conselheiros e caso haja parecer favorável para publicação na Revista Ciranda, o trabalho poderá ser devolvido aos (s) autor (es) para possíveis correções. Em hipótese alguma, as correções solicitadas pelo Conselho Editorial poderão ser contestadas.

     Os autores serão informados pelo correio eletrônico cadastrado no sítio eletrônico da Revista Ciranda da aceitação ou não

     Quanto à extensão dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:

a)      Artigos de, no máximo, 12 páginas, com referências;

b)      Resenhas de até 3 páginas; e

c)      Entrevistas e relatos de experiências de até 10 paginas, com referências.

       Será garantido o anonimato dos autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

            Cabe ao Corpo de Editores Executivos da revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados.

      Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para a Revista Ciranda.

            Só serão encaminhados para o Conselho Editorial os trabalhos que atendem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os que estiverem fora das normas serão enviados ao autor para proceder aos ajustes que se fizerem necessários e reencaminhá-lo à Revista Ciranda.

       Ao enviar os trabalhos para o Departamento de Estágios e Práticas Escolares – DEPE, o autor assume toda responsabilidade jurídica pelas informações e dados contidos no trabalho, bem como ASSUME CIÊNCIA de que NÃO TERÁ direito a remuneração de qualquer espécie pela publicação do seu trabalho na Revista Ciranda.

 

2 – NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

 

       Serão aceitos trabalhos inéditos resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas. A digitação, a organização e a formatação do texto devem seguir as seguintes orientações:

 

a)      Trabalhos digitados no formato DOC;

b)      Papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm);

c)      Margem direita e inferior de 2 cm;

d)     Margem esquerda  e superior de 3cm;

e)      Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm;

f)       Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte tamanho 11 e as notas que devem estar com fonte tamanho 10;

g)      Alinhamento justificado;

h)      Título centralizado em letras maiúsculas, com fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito;

i)        Quando se tratar de trabalho resultante de pesquisa com apoio financeiro, indicar a instituição financiadora. Quando se tratar de trabalho elaborado sob orientação, indicar nome, titulação e vínculo instituição financiadora. Quando se tratar de trabalho elaborado sob orientação, indicar nome, titulação e vinculação institucional do (a)  professor (a) – orientador (a);

j)        Resumo contendo, no máximo, 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor, afastado deste por um espaço 1,5 cm;

k)      Palavras-chave em número de três a cinco apresentadas logo após o resumo, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por dois pontos;

l)        Os termos Resumo e Palavras-chave devem estar em negrito e seguidos por dois pontos;

m)    Resumo em língua estrangeira (Abstract, Resumen, Résumé) deve estar em idioma de divulgação internacional, contendo, no máximo, 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois das referências, afastado deste por um espaço (1,5 cm). O termo Abstract (Resumen, Resumé) deve estar em negrito e seguido por dois pontos;

n)      Palavras-chave em língua estrangeira (Keywords, Palavras clave, Motsclés) em idioma de divulgação internacional. Em número de três a cinco, devem ser apresentadas logo após o abstract (resumen, resume), afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto. O termo Keywords (Palabras clave, Motsclés) deve estar em negrito e seguido por dois pontos.

o)      As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT  em vigor;

p)      As notas de rodapé devem ser colocadas ao longo do texto;

q)      As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data;

r)       As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Devem estar alinhadas de forma justificada, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo; e

s)       Os quadros, tabela, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados. Deve-se apresentar as respectivas fontes, legendas e deverão ser numeradas.

           

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Ciranda se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Ciranda, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa da direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.