Produção do espaço, ordenamento do território e criminalidade: O caso da cidade da Praia, Cabo-Verde

Gilson Bento Correia, Carlos Tavares

Resumo

O artigo aborda uma discussão sobre a produção do espaço, ordenamento do território e criminalidade na cidade da Praia com base nas análises tendo como referência os conceitos do espaço e território. Os resultados obtidos mostram que diferentes atores produzem ações no espaço urbano da cidade de acordo com as relações do poder, e a maioria dessas ações realizadas no espaço da cidade da Praia não estabelecem uma norma no ordenamento do território, principalmente nas áreas urbanas informais/espontâneas, tornando um fator preponderante na prática de alguns crimes.

Palavras-chave

Produção do Espaço; Ordenamento do Território; Criminalidade; Cidade da Praia.

Texto completo:

Visualizar PDF

Referências

DOI: http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v14n12016p125a139

GASPAR, Jorge. Conceito de Ordenamento do Território, 1995. Disponível em: http://ftp.igeo.pt/instituto/cegig/got/17_Planning/Files/indicadores/conceito_ot.pdf.7

CHAGAS, Clay. Geografia, segurança pública e a cartografia dos homicídios na Região Metropolitana de Belém. In: Boletim Amazônico de Geografia. nº 1/v.1/Jan.jun/2014.

CORRÊA, Roberto. Espaço Urbano, Editora Ática, São Paulo, 2005.

CONDESSO, Fernando. Ordenamento do Território, Administração e Políticas Públicas, Direito Administrativo e Desenvolvimento Regional. Publicação ISCSP, Lisboa, 2004.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana- São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014.

LEFEBVRE, Henri. La production de l´espace. Paris: Anthopos, 1986.

_____________ . Lógica formal, lógica dialética, Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 1995.

NASCIMENTO, Judite Medina. O crescimento urbano e a estrutura funcional da Cidade da Praia. Lisboa dissertação de mestrado em geografia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2003.

POLÍCIA NACIONAL. Departamento Estatísticas Oficias Serviços Centrais da polícia nacional, Praia (2014). Disponível em: http://www.polícianacional.cv

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 2011.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2006.

______________. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

______________. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SILVEIRA, Enoque. Áreas Residenciais Clandestinas na Cidade da Praia: Caso Latada e Achada Eugénio Lima Trás. Dissertação de Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo, apresentado ao Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, (2011).

TAVARES, Carlos. A política de solos na política urbana: a sua relevância na cidade da Praia-Cabo Verde, Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2006.

Facebook

Visualizações do PDF:

113 views


Visualizações do Resumo:

248 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.