Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista "Cerrados" é um periódico de publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, que busca publicar os trabalhos científicos de interesse da ciência geográfica e de áreas afins.

O objetivo desta revista é ampliar a divulgação dos trabalhos de professores/pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, originários de tese, de dissertação, de Iniciação Científica e de projetos de pesquisas institucionalizados ou financiados por instituições de fomento, seguindo os princípios éticos e os rigores científicos. 


 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos são submetidos aos avaliadores, especialistas reconhecidos nas temáticas, que recebem o texto para a avaliação sem a identificação de autoria, ou seja, sistema de avaliação “duplo cego”. O processo de avaliação de artigos envolverá consulta a dois avaliadores "ad hoc", preferencialmente os membros do Conselho Editorial, conforme a área de conhecimento. A aprovação do artigo dependerá do parecer favorável dos dois pareceristas. Caso um parecerista aprove e o outro reprove o artigo. O mesmo será submetido ao terceiro parecerista, que a partir do seu parecer contribuirá com a tomada de decisão pela aprovação ou pela reprovação do artigo. Os pareceristas designados no processo de avaliação dos artigos são externos a Unimontes para os autores internos. Enquanto os pareceristas internos avaliam os artigos externos, essas medidas buscam evitar os conflitos de interesses no processo de avaliação e de publicação dos artigos.

  

 

Periodicidade

A publicação ocorrerá em fluxo contínuo, em duas edições. A primeira edição do ano corrente vai de janeiro a junho e a segunda edição vai de julho a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Taxas

A Revista Cerrados não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos que venham a ser veiculados pelo periódico.

Todo conteúdo da revista é publicado e cedido gratuitamente.

 

Ética e boas práticas em publicações/Publication Ethics and Best Practices

A equipe editorial da Revista Cerrados recebe, avalia e publica – em caso de aceitação –, os artigos em quatro línguas (Português, Inglês, Francês e Espanhol). Nesta revista, não cobramos taxas para recebimento, para avaliação e para publicação de artigos. As políticas de seleção e de publicação dos artigos são estabelecidas pelos objetivos editoriais, em consonância com as recomendações das equipes editoriais. Os editores realizam uma triagem prévia dos artigos, verificando se seguem as normatizações e as áreas temáticas do periódico. Em caso de respostas positivas, os artigos são enviados, sem a identificação dos autores, para os pareceristas.

No processo de avaliação duplo cego (double blind review), os pareceristas Ad Hoc, que são especialistas nas temáticas da Geografia, incluindo áreas afins, recebem os artigos sem identificação do (s) autor (es) e seguem um roteiro estabelecido em uma ficha de avaliação, que servirá de parâmetro no que se refere à qualidade do trabalho avaliado.

No final da avaliação, o parecerista apresentará a recomendação, que pode ser com os seguintes termos: a) aceitação; b) correções obrigatórias; c) submeter novamente para avaliação; e d) rejeitar. A Equipe Editorial tomará a decisão pela publicação do artigo, quando os dois pareceristas indicarem a aceitação, no processo avaliativo. Em caso de divergências na avaliação, quando um parecerista aprova e o outro reprova, o artigo será avaliado por um terceiro parecerista; a partir da avaliação dele, a decisão pode ser pela aceitação ou pela rejeição do artigo.

No processo de avaliação e de publicação,  a Equipe Editorial zela pela transparência, pelo respeito à diversidade, pela confidencialidade e pela confiabilidade das informações publicadas, evitando os conflitos de interesses. A Revista Cerrados publica artigos originais/inéditos, seguindo os princípios éticos e os rigores científicos, como forma de não permitir a má conduta em publicações, respeitando os direitos autorais (intelectuais).

Todos os artigos recebidos, avaliados e publicados são submetidos ao programa antiplágio CopySpider e o (s) autor (es) assina (m) uma autorização, incluindo nela também uma declaração, na qual afirma que o trabalho é original, que não foi publicado e que não foi plagiado. Em caso de má conduta, descoberta após a publicação, o (s) autor (s) será (ão) responsabilizado (s) conforme a legislação brasileira, a publicação será excluída da Revista Cerrados e haverá retratação.