NOTAS SORE “O MERCADO EM WEBER”: ESPAÇO DE PODER E DOMINAÇÃO / THE MARKET IN WEBER: DOMINATION AND POWER SPACES

Marconi Gomes da Silva, Francisco Wellington Duarte

Resumo

O presente texto tem como objeto central de análise O mercado, tomando como referência fundamental o capítulo sexto do livro Economia e Sociedade de Max Weber. A perspectiva adotada é a de que o mercado é, por excelência, um espaço permeado por relações de poder e dominação e, ademais, marcado pela presença decisiva do dinheiro. Assim, constitui-se em algo que se distancia bastante da perspectiva dominante à época da publicação de Economia e Sociedade e por longo período na teoria econômica, segundo a qual o mercado é uma instituição natural e eterna do mundo dos homens, caracterizada por relações simétricas entre distintos agentes econômicos. A compreensão é a de que, embora a troca se constitua no poder exercido, por excelência, de forma não violenta, enquanto espaço de exercício de poder, não descarta a possibilidade da utilização de recursos extremos de violência como suporte ao processo de enriquecimento e de dominação.

Palavras-chave

Mercado, Economia, Sociedade, Ação Social, Poder.

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