Para uma introdução à tese do capitalismo dependente no pensamento de Florestan Fernandes / For an introduction to the thesis of dependent capitalism in the Florestan Fernandes’ thought

Mariana Davi Ferreira

Resumo

Este artigo tem como objeto o debate teórico referente à condição de inserção dependente da América Latina na dinâmica de mundialização do modo de produção capitalista. Objetiva-se discutir a vertente interpretativa do capitalismo dependente na obra de Florestan Fernandes. Para tal, analisar-se-á a tese de Fernandes a partir da obra Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina (1973), buscando compreender o contexto histórico das décadas de 1960 e 1970 no qual o autor desenvolveu sua leitura sobre o caráter da dependência latino-americana. Partiremos de uma abordagem metodológica que analisa as linhagens e trajetórias da construção do pensamento político brasileiro, considerando a relação entre história, teoria e prática política.

Palavras-chave

Capitalismo dependente; América Latina; Subdesenvolvimento; Pensamento Político Latino-Americano; Pensamento Político Brasileiro.

Texto completo:

PDF

Visualizações do PDF:

55 views


Visualizações do Resumo:

134 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.