AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SUL DE MINAS”

Zara Rego de Souza, Samira Cristina Silva Pereira, Marcelo Rodrigues Conceição

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as Relações Étnico-Raciais (RER) nas instituições básicas de ensino, por meio da utilização de dados e relatos de experiências obtidos em um Projeto de Extensão da UNIFAL-MG. Em um levantamento feito com 80 estudantes do ensino médio de uma escola pública, onze se autodeclararam negros, mas durante a aplicação do questionário, foi frequente o questionamento: “qual é a minha cor”? Os seis estudantes que se autodeclararam negros relataram terem sofrido racismo dentro da escola. Indaga-se sobre o impacto do debate das RER, já que os estudantes duvidam de sua própria cor e grande parte dos que se reconhecem como negros, sofrem preconceito.

Palavras-chave

Educação; Relações Étnico-Raciais; Imaginação Sociológica

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Referências

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